IMPACTO DA PANDEMIA NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DA SOCIEDADE

O isolamento social obrigatório devido à pandemia do novo coronavírus, refletiu um cenário preocupante para a saúde da população brasileira. De acordo com as informações colhidas pela conVid (Pesquisa de Comportamentos, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), houve um grande número de pessoas que relataram problemas psicológicos como sentimentos de solidão, ansiedade tristeza, insônia. Houve grande diminuição da atividade física, aumento do número de cigarros entre os fumantes, entre outros. 40% dos brasileiros apresentam dificuldades em grau moderado/intenso para a realização de atividades de rotina e trabalho. Em relação ao trabalho doméstico, 26% das mulheres relatou aumento intenso. 29% relatou piora da saúde, indivíduos com depressão relataram agravo durante a pandemia.

O aumento do trabalho, aliado à piora na percepção da saúde física e psíquica, levou os brasileiros a alterações em seus comportamentos alimentares.

Houve maior consumo de bebidas alcoólicas, alimentos de alto valor energético e ultra processados e uma diminuição do consumo de alimentos in natura (frutas vegetais, legumes) o que refletiu em compulsão alimentar e aumento de distúrbios pré-existentes como anorexia e bulimia. Isso é justificado pela ação do dos alimentos ricos em açúcar que elevam os níveis de dopamina e serotonina, neurotransmissores que atuam no sistema de recompensa, prazer e bem-estar, isso quer dizer que a vontade extrema de consumir alimento com alto teor de açúcar é uma resposta fisiológica do nosso organismo diante a situações de estresse.

Então vai umas dicas para uma alimentação mais saudável durante a pandemia:


-Procurar comprar alimentos in natura: descasque mais e desembale menos;

-Quando der vontade de comer doces tente substituir por frutas, além de ser deliciosa é fonte de fibras e vitaminas;

-Troque os alimentos refinados por integrais;

-Planeja sua alimentação, para não facilitar o consumo de alimento ultra processados, ricos em gorduras e açúcares

-Mastigue com calma e devagar, pois a mastigação está relacionada com a saciedade.

-E não se esqueça de tomar bastante água.


Conteúdo produzido por nossa nutricionista:


Bárbara Ester de Souza Oliveira

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